Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Somos todos mutantes


Os humanos da vida real ainda não têm os superpoderes dos X-Men da ficção, porém, segundo novos estudos, somos todos mutantes e nascemos com 60 mutações.
Isto ocorre naturalmente e não significa que temos qualquer defeito, como mostra a primeira pesquisa de medição direta dos genomas de duas famílias, cada uma formada por mãe, pai e um filho.

Este estudo abre novas perspectivas na área, apesar de o tamanho de sua amostra ser muito pequeno, dizem cientitas.

Se o método de investigação der certo em maior escala, ele poderá ser usado para saber mais sobre a cronologia evolutiva e mudar, por exemplo, a maneira como calculamos o número de gerações que separam o Homo sapiens de um antepassado primata.

De acordo com a pesquisa, cada um de nós recebe cerca de 60 novas mutações em nosso genoma dos nossos pais.

Pela primeira vez, os pesquisadores foram capazes de responder as perguntas: quantas novas mutações uma criança tem e se a maior parte delas vem de mãe ou pai? Para fazer a investigação, eles mediram o número de mutações em duas famílias, usando toda sequências do genoma do projeto 1000 Genomas.

Os resultados revelam ainda que o genoma humano, como todos os outros, são alterados por forças de mutação: o nosso DNA é modificado por diferenças em seu código das de nossos pais. E as mutações nas células de espermatozoide ou óvulo serão novas e não vistas em nossos pais.

Embora a maior parte da nossa variedade venha da simples recombinação de genes de nossos pais, novas mutações são a base das grandes variações que surgem nas espécies.

Encontrar essas novas mutações é muito difícil: em média, apenas uma a cada 100 milhões de letras do DNA é alterada a cada geração.

"Nós geneticistas humanos temos teorizado que as taxas de mutação podem ser diferentes entre os sexos ou entre as pessoas", explica o doutor Matt Hurles, Senior Group Leader no Wellcome Trust Sanger Institute, um dos líderes do estudo com cientistas em Montreal e Boston. "Sabemos agora que, em algumas famílias, a maioria das mutações pode surgir a partir da mãe, em outras a maior parte será do pai. Isto é uma surpresa".

Segundo ele, muitos esperavam que em todas as famílias a maioria das mutações viria do pai, devido ao número adicional de vezes que o genoma tem de ser copiado para fazer um espermatozóide, ao contrário de um óvulo. A taxa de mutação em espermatozoides ou óvulos é uma medida importante na evolução.

O estudo mostrou que esse número depende muito de cada caso: numa das famílias pesquisadas, 92% das mutações vieram do pai; na outra, apenas 36% vieram dele.

Os investigadores procuraram novas mutações presentes no DNA das crianças que estavam ausentes dos genomas dos pais.

Eles olharam para quase 6 mil de possíveis mutações no genoma e classificaram as mutações para aqueles que ocorreram durante a produção de espermatozoides ou óvulos dos pais e aqueles que poderiam ter ocorrido durante a vida da criança.

Os resultados são iniciais, porém a técnica poderá ser repetida e expandido com grande precisão.

"A taxa de mutação é extremamente variável de indivíduo para outro. Algumas pessoas têm mecanismos que reduzem a probabilidade de mutações", diz Philip Awadalla, da Universidade de Montreal.

Ele acredita que esta variabilidade poderia levar a reconsiderar a previsão de riscos de doenças hereditárias, causadas por genes defeituosos, transmitidos por um ou ambos os pais.

"Hoje somos capazes de testar as teorias anteriores através de novas tecnologias experimentais e de nossos algoritmos de análise. Isto permitiu encontrar estas novas mutações, que são como agulhas pequenas em um palheiro muito grande", conclui Awadalla.

 

Jornalista fotografa OVNI na Argentina

O objeto não identificado estava a 3.200 metros do chão.

O jornalista argentino Néstor Sánchez fotografou um objeto voador não identificado a 180 km da cidade de Salta, no último dia 1º de junho. Calcula-se que, no momento da imagem, o objeto estivesse a 3.200 metros do chão.
Mas a foto não foi intencional. Sanchez viajava com um grupo de pessoas pela rodovia Ruta Nacional 51, em direção ao Chile, enquanto fotografava a paisagem com sua Nikon D90.
O objeto passou tão rápido que o jornalista só percebeu que havia registrado algo estranho quando viu as imagens mais tarde.
Primeiramente, ele acreditou ser um avião da Força Aérea do Chile, que costuma sobrevoar aquela área.
“Mas não era: o objeto é circular, sólido, de aparência metálica e, embaixo do seu corpo central, existem dois núcleos diferentes menores. Realmente impressionante.”, conta Sanchez, que se dizia cético sobre o assunto antes de capturar a foto.

Bebê de dois meses que fala surpreende camponeses na Nicarágua

Um bebê de dois meses deixou seus pais espantados quando, depois de tomar leite, pronunciou as primeiras palavras em uma comunidade camponesa da Nicarágua, revelou a imprensa na quarta-feira.

"A primeira palavra que falou foi para mim; disse mamãe", relatou Isabel Mendoza ao El Nuevo Diario.

"As palavras que disse foram mamãe, papai, 'pipe' (menino)", afirmou a mulher.

O pai, Antony Huete, contou que seu filho, que possui o mesmo nome dele, pediu-lhe uma vez "água, água".

A avó materna do menino, Rosa Álvarez, contou que no início não dava crédito a esta história, até que ouviu o bebê dizer "água".Link

"Pediu água ao pai", relatou.

O caso insólito ocorreu na comunidade de El Palmar, no município costeiro de Tola, departamento de Rivas, perto da fronteira com a Costa Rica.

O jornal afirmou que alguns moradores temem que isto seja um sinal de que o fim do mundo se aproxima.

"Estou um pouco confusa, porque o pastor diz que é normal, mas eu digo que é um sinal do fim dos tempos", afirmou Enriqueta Mendoza, uma das vizinhas do casal.

"É algo inacreditável, assombroso, nunca visto", expressou, por sua vez, José del Carmen Pérez, que afirmou que o bebê se comporta de modo estranho e "olha feio para as pessoas".

"A Bíblia fala que nos últimos tempos veríamos coisas que jamais acreditaríamos", disse o pastor evangélico da aldeia, Saúl Gutiérrez.

Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos nos EUA

Lâmpada de 110 anos tem um comitê de centenário

 

Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.

A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.

A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens.
"Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo", disse Owens.

Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada.

A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.

"A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial", um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.

Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.

E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos.
"A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia 'on', (ligada em inglês)", conta Steve Bunn.

Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho.

domingo, 12 de junho de 2011

Discovery Channel estreia a série ''Portas para o Além''

Relatos de fenômenos paranormais e da suposta interferência de entidades sobrenaturais na rotina das pessoas são comuns e já foram incorporados à cultura local em vários países. Entretanto, pouco se sabe sobre a veracidade dessas narrativas, que podem não passar de imaginação.

O Discovery Channel procura encontrar respostas para os casos de experiências sobrenaturais contados por famílias que vivem em países da América Latina, entre elas uma brasileira, com a estreia da produção original "Portas para o além", na quarta-feira, 8 de junho, às 22h.

"Portas para o além" traz, em oito episódios, depoimentos dos protagonistas, acompanhados de comentários de especialistas em fenômenos paranormais, que juntos criam análises sobre as vivências narradas por essas pessoas. Por meio de dramatizações, a série reconstitui as supostas batalhas travadas por humanos que teriam sido vítimas dessas estranhas presenças. Os relatos desafiam a incredulidade dos céticos e transportam os telespectadores para uma dimensão desconhecida, onde os limites da vida e da morte se confundem.

Entre as histórias contadas na série está a da brasileira Regina, que alega ser perseguida e atacada por uma entidade que se manifesta em uma sombra. Para libertá-se, ela busca a ajuda de um padre. Há também a história da família Triana, que mudou-se para um bairro numa área bonita da cidade de Bogotá sem saber que a decisão marcaria o começo daquele que, segundo eles, é o mais terrível dos pesadelos: haveria uma porta de entrada para o Além em sua própria casa. O mesmo aconteceu com uma família no Peru, que descobriu que sua nova residência seria um campo de batalha onde dois espíritos do mal duelavam, e com um casal de Buenos Aires que alega ter de enfrentar o ódio de uma entidade maligna de grande poder destrutivo.

Seguem abaixo um resumo dos relatos que são investigados na série, por ordem de episódios.

Episódio 1 (Colômbia)
Estréia: quarta-feira, 8 de junho, às 22h
Ruth Triana, sua irmã, Mildreth, e seu cunhado, Álvaro, alugam um apartamento em um bairro valorizado de Bogotá, mas logo começam a notar fenômenos estranhos. Quando Maria, empregada da casa, é supostamente possuída por um espírito do mal, Ruth inicia sua luta.

Episódio 2 (Argentina)
Estréia: quarta-feira, 15 de junho, às 22h
Roberto Ávila e seus filhos contam que foram surpreendidos pela aparição do espírito de um velho. Pouco a pouco, a harmonia do lar se transforma em um clima de medo, até que Roberto desvenda a história de seu avô.

Episódio 3 (Colômbia)
Estréia: quarta-feira, 22 de junho, às 22h
Héctor Contreras e Daniel Trespalacios, apresentadores de um programa de rádio de sucesso em Bogotá, ficam inquietos quando a voz de uma entidade infantil aparece repetidas vezes na transmissão do programa, ao vivo.

Episódio 4 (Argentina)
Estréia: quarta-feira, 29 de junho, às 22h
Estela Maris e seu marido Carlos encontram a casa ideal no bairro de Villa Pueyrredón, em Buenos Aires. Estela percebe uma energia negativa na casa, mas Carlos insiste em morar ali. Poucos dia depois, Estela e os filhos são vítimas de pesadelos e acontecimentos estranhos, como se alguém os quisesse expulsar da propriedade.

Episódio 5 (Peru)
Estréia: quarta-feira, 6 de julho, às 22h
Fanny Rey e suas duas filhas mudam-se para uma nova casa no bairro de Chorrillos, em Lima. Ágata, a filha mais nova, começa a ter uma série de pesadelos cada vez mais reais. Fenômenos paranormais começam a acontecer a afetar a todos, até que a família descobre e existência de espíritos com sede de vingança.

Episódio 6 (México)
Estréia: quarta-feira, 13 de julho, às 22h
Lola Ruiz e seu marido Eusébio compram uma casa em um bairro agradável de Guadalajara. Anos depois, eles começam a presenciar fenômenos inquietantes. Seu filho se recusa a dormir na casa, onde há um closet de madeira que parece guardar algo de ruim. Lola pede ajuda a uma especialista em assuntos paranormais, que descobre que um espírito se esconde ali.

Episódio 7 (Brasil)
Estréia: quarta-feira, 20 de julho, às 22h
Uma sombra passa a acompanhar Regina enquanto ela cuida do filho no hospital. Quando o menino morre, a sombra passa a atacá-la, até tomar conta de seu corpo. O padre que quis libertá-la teve de lutar contra a entidade do mal.

Episódio 8 (México)
Estréia: quarta-feira, 27 de julho, às 22h
A família Partida muda-se para uma casa no bairro de Mirador del Sol, em Jalisco. A vida é tranquila, apesar dos olhares de estranhamento que recebem da vizinhança. Mas, em pouco tempo, a filha mais velha, Martha, começa a perceber a presença do espírito de uma menina, que passa a atormentar a família toda.

Veja mais no site da Discovery:
http://www.discoverybrasil.com/web/portasparaoalem/

domingo, 5 de junho de 2011

Imagens em folhas transformam casa em centro de peregrinação, no Espírito Santo

image

Uma história de mistério chama a atenção no município de Serra, no Espírito Santo. Nas folhas das árvores de uma casa aparecem palavras e desenhos.
A população já diz que as mensagens são de uma santa. A casa tornou-se local de peregrinação. As folhas têm pontos que formam um contorno.

- É a imagem de Nossa Senhora com a coroa, o manto e a mão posta - diz uma fiel.

O primeiro desenho apareceu há 16 anos e foi encontrado pela dona da casa Maria Aparecida D´Avila. Depois apareceram milhares de folhas, que ficam expostas na casa.

No quintal da residência há pés de manga, jambo, goiaba, laranja e jaca. Nas folhas de todas essas árvores já apareceram desenhos. Para se ver os desenhos é necessário observar a folha contra a luz.

Um especialista em insetos afirma que as marcas, provavelmente, não foram feitas por perfurações de formigas.

- As formigas que chamamos de cortadeiras, como a saúva, cortam as folhas como se tirassem pedaços, como uma tesoura. Não é esse o caso - diz o especialista em insetos Marcelo Teixeira.

A ciência diz uma coisa, mas o povo vê outra. Muita gente diz que

viu as formigas bordando as folhas. Os antigos moradores se mudaram e uma associação toma conta da casa, que recebe milhares de visitantes.

Durante uma reforma, desenhos bem maiores, mas parecidos com os da folha surgiram na parede.

A Igreja diz que não há nenhum fenômeno divino ou sobrenatural nas folhas, mas também não condena que as pessoas rezem no local.

Mulher filma o que acredita ser Pé Grande em floresta nos EUA

Criatura grande e peluda aparece correndo em floresta. 'Pareceu real demais para mim', disse autora de vídeo.

Uma mulher identificada apenas como Samantha captou imagens do que parece ser um Pé Grande andando pelo Downriver Park em Spokane, no estado de Washington, informa a edição inglesa do jornal “Metro”.
No vídeo, que foi publicado no YouTube (clique aqui para ver), o que parece ser uma criatura grande e peluda aparece à distância correndo pela floresta.
É impossível dizer exatamente o que a imagem mostra, mas Samantha está convencida de que se tratava de um Pé Grande.
“Alguém me perguntou nos comentários se eu acreditava em Pés Grandes antes do vídeo. Eu nunca dei muita importância para isso, mas agora não estou tão certa. Pareceu real demais para mim”, disse a americana ao site KXLY.
Outros comentários postados no site não tem a mesma certeza de Samantha. “Eles pediram a um amigo para passar vestido de gorila”, diz um deles.

Paraíba: Aparição de homem de preto assusta moradores de Piancó

A população está assustada porque o homem de preto não é um mito, muita gente já viu o que para alguns é uma assombração.

No dia 15 do mês de Maio de 2011 um fato inédito e misterioso ocorreu em Piancó na estrada que fica na saída para Patos próximo a entrada do Sitio Santa Cruz.

O Senhor Severino Salviano, de 62 anos, fazendo caminhada matinal às 4 horas da manhã, avistou bem à sua frente um homem todo vestido de preto que lhe cruzou rapidamente. Ele conta que era um homem alto de pele entre morena e pele branca.

Seu Severino tem a prática costumeira de fazer suas caminhadas todos os dias pela madrugada por volta das 04:00h às 04:30min da manhã há mais de dois anos sempre no mesmo local e nunca havia visto um fato semelhante como esse.

“Esse homem não falou nada nem parava de caminhar pela estrada e quando eu olhei para trás para saber se vinha mais alguém, vi apenas algumas mulheres que também estavam fazendo caminhada e ao me virar pra frente de imediato o homem vestido de preto desapareceu”, diz ele.

O mesmo ficou um pouco assustado com o desaparecimento do sujeito de sua vista e para confirmar se aquilo era ilusão olhou por todos os lados pois era um campo muito aberto não havendo possibilidade de alguém em fração de segundos se esconder.

Seu Severino disse ter continuado sua caminhada, mas com receio e ao chegar em casa contou à sua mulher tudo aquilo que havia visto.

Em Piancó está sempre acontecendo coisas misteriosas, diz Seu Severino, que mora na Rua Nova, na entrada da cidade.

Moradores dos bairros periféricos comentam e estão assustados com este homem de preto que aparece e desaparece misteriosamente e já denunciaram “a marmota” à polícia, no sentido de se fazer rondas na madrugada à procura da tal assombração. Nada foi constatado.

Idosa e bebês são mortos por ratos gigantes na África do Sul

Uma menina de 3 anos, um bebê e uma mulher de 77 anos foram atacados e mortos por ratos gigantes - que chegam a medir um metro.
Lunathi Dwadwa, de 3 anos, foi encontrada morta por seus pais. Ela foi atacada pelos roedores enquanto dormia no chão de sua casa na comunidade de Khayelitsha, em Cape Town, na África do Sul. As informações são do jornal The Sun.

A segunda criança morta pelos animais foi um bebê. Ele estava sozinho em casa, enquanto sua mãe adolescente estava fora com amigos. A jovem foi presa e acusada de homicídio e negligência.

As duas mortes fazem parte de uma onda de ataques que assusta os moradores de Cape Town.

Os bichos também não pouparam os adultos e mataram uma mulher de 77 anos. Nomathemba Joyi não resistiu depois que os animais roeram todo o lado direito do seu rosto.