Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um asteróide de grande dimensão passará junto da Terra em fevereiro de 2013

Um asteróide com diâmetro de 40 a 90 metros poderá passar junto da Terra em fevereiro do próximo ano.

Trata-se do corpo celeste denominado de 2012 D-A14, descoberto a 23 de fevereiro pelos astrônomos do observatório La Sagra, na província espanhola de Granada .

O exame da trajetória do voo indica que o asteróide seguirá o seu caminho à distância de 27 mil km da Terra, no dia 15 de fevereiro de 2013, pelas 23h25, hora de Moscou, ou seja, passará abaixo da órbita que se utiliza por satélites geo-estacionários.

No entanto, cientistas afastam hipótese de eventual colisão do asteróide com a superfície terrestre.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Chineses fazem casamentos entre noivos-cadáveres

Noiva chinesa

Tradição está de regresso depois de ter sido praticamente exterminada a partir de 1949.

Um grupo criminoso do norte da China foi apanhado tentando revender e recasar uma mulher que já tinha sido vendida e casada alguns dias antes, apesar de se encontrar morta nas duas ocasiões.

Apesar da falta de pulso, o primeiro noivo não se preocupou, pois também estava morto, cumprindo a superstição chinesa de casar dois cadáveres tendo em vista uma vida depois da morte.
As detenções ocorreram na provincia de Hebei e serviram para comprovar que a tradição dos «casamentos-fantasma» está de regresso, depois de Mao Tsé-tung ter tentado exterminá-la quando tomou o poder em 1949.
Agora, os especialistas consideram que o mercado dos noivos-cadáveres tem gerado uma complexa rede, que vai das apostas aos ladrões de túmulos, passando pela fixação de preços e até inflação ou corrupção.

Fonte: TVI24

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Rio Beirute fica vermelho no Líbano


A cor do Rio Beirute, no Líbano, está intrigando os moradores do lugar. A água ficou vermelha de um dia para o outro, depois que uma substância não identificada foi derramada.

De acordo com a Agência Nacional de Notícias, o ministro do Meio Ambiente Nazem al-Khoury assinou um termo para descobrir a causa da mudança repentina, provavelmente por causa de agentes poluentes. Ele também pediu a colaboração dos envolvidos na investigação.

A História do Fantasma que Visitou uma Família - 28/12/1980

 

Criatura com 4 metros de altura é avistada em Udine na Itália

Cena do filme "O Apanhador de Sonhos" (Dreamcatcher)

Vários sites da Europa estão reportando uma notícia sobre uma estranha criatura de 4 metros que estava andando em uma rua de Mortegliano na Itália em 11 de fevereiro.
Uma das testemunhas, Leonard D’Andrea, que trabalha em Codroipo, estava dirigindo para Caffaro quando foi forçado a parar por causa do tráfego incomum à frente.

Ele notou que os carros haviam parado, e a princípio, ele achou que era um acidente. Momentos depois ele viu que havia 3 carros a sua frente e uma criatura alta, que caminhava em silêncio pela rua. Ele estimou sua altura em 4 metros.

D’Andrea tentou chamar seu pai para contar o que testemunhou, mas, infelizmente, seu telefone não estava funcionando.

Ele acrescentou que tentou iluminar a criatura. Também menciona que ela era cinza, e suas pernas levemente dobradas para a frente e as costas pareciam uns tendões muito grandes. Ele ainda viu a cabeça redonda da criatura que terminava em forma cônica.

D’Andrea disse que a criatura estava andando na estrada e parecia não se importar com os carros e as pessoas ao seu redor.

Ele lembrou que havia um Mazda com uma família na sua frente. A mãe, juntamente com seus filhos, estavam se escondendo atrás dos bancos, enquanto duas meninas atrás dele tentavam chamar a polícia mas o telefone também não funcionava.

A sombra da criatura foi então em direção a Lestizza. D’Andrea tentou seguir a criatura alta, mas não conseguiu fazê-lo. Outras pessoas que vivem no local também confirmaram que puderam observar algo incomum.

Disco voador Brilhante é filmado sobre Aveley, no Reino Unido.

Este brilhante Ovni em forma de disco foi filmado no céu noturno sobre Aveley em Essex, Reino Unido

Relatório da Testemunha: Esta filmagem foi feita há poucos dias no meu celular, o avistamento durou cerca de 5 minutos, a memória do telefone durou pouco mais de um minuto, o restante da filmagem teria mostrado o objeto pairando fora da vista na direção do rio Tamisa, indo para Kent.

O Ovni pairou sobre um conjunto habitacional. Eu e meu amigo testemunhamos este evento, e chamamos minha namorada para ver também, agora estou um pouco mais aberto para "outra vida". Eu gostaria de saber se alguém tem imagens e o que poderia ser.

Manchas Solares vão Explodir e Atingir a Terra

São Paulo - Duas enormes manchas solares dobraram de tamanho nos últimos dias. Esse aumento causa uma série de explosões solares em direção à Terra.

Uma mancha solar é uma região onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quanto maior sua quantidade, maiores são as interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.

Os cientistas não sabem ao certo qual o potencial do fenômeno. Porém, alguns deles acreditam que as explosões solares podem ter intensidade média e serão sentidas nas regiões polares, principalmente.

A tempestade deve ocorrer dentro das próximas 48 horas. A consequente aurora boreal deve ficar mais visível em altas latitudes no início da próxima semana.

É possível que ocorram também interferências nos sistemas de comunicação e breves blecautes. Entretanto, não existe possibilidade da tempestade solar causada pelo aumento das manchas solares colocar a raça humana em perigo.

Vale lembrar que o Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos e outros mais fracos. O pico de atividade do ciclo atual do Sol está previsto apenas para 2013.

 

image

A imagem em que é possível observar as manchas solares foi feita pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO),

da Nasa. A alteração que aconteceu ficou conhecida como 1416.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lenda do Fantasma da Cantora que morreu no Carnaval

Esta lenda foi contada por dona Elizabeth, uma paraense que agora está morando em Curitiba. Ontem ela me contou esta estória e me pediu para colocá-la na internet:

Em 2007 a banda Doce Desejo, com a sua vocalista chamada Cíntia animaram um trio elétrico na festa da Vila dos Cabanos na cidade de Barcarena, região metropolitana de Belém, no sábado de Carnaval.

image
A cantora Cinthia na capa do CD da banda Doce Desejo (Foto: Reprodução)

Quando Cíntia estava cantando a música cujo refrão era “Quero Morrer No Carnaval“, ela caiu do trio elétrico... foi levada ao hospital e faleceu.

Diz a lenda que depois do acidente os familiares desta cantora arrumaram seus objetos pessoais no seu quarto e lá acharam um diário. Em uma das páginas deste caderno estava escrito: “Nem a morte será capaz de me separar do Carnaval.“

image
Será que Cinthia ainda festeja o carnaval nos trios elétricos da cidade?

Em Janeiro de 2008, um trio elétrico fez uma festa pré-carnavalesca em Belém e alguns conhecidos da falecida cantora Cíntia afirmaram que viram a moça dançando dentro desse trio elétrico. Algumas pessoas falaram que era o fantasma da cantora que veio cumprir a profecia que escreveu no diário.

image

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bola de fogo assusta moradores do estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos

Continuando com a alta incidência de objetos caindo do espaço nestes últimos meses, um clarão azul iluminou os céus dos estado de Carolina do Sul, nos EUA, na madrugada de segunda-feira (13/2).

O objeto foi explicado pelos astrônomos como sendo um meteoro, embora atípico.

Muitas pessoas no norte do estado chamaram a estação de TV FOX e disseram que foram acordados por um grande estrondo e um clarão, aproximadamente às 01h45min. A maioria dos relatos veio de pessoas que residem nos condados de Cherrokee, Spartanburg e Greenville.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Visão Paranormal: Senzala na Delegacia de Policia de Laguna SC

Visão Paranormal, o primeiro programa caça fantasmas do Brasil, viajou a Cidade de Laguna, Santa Catarina, e fez uma investigação paranormal na Delegacia da Polícia Civil.

Ex-presidente dos EUA teve três encontros com extraterrestres, diz ex-assessor

O ex-presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower

O ex-presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower teve encontros secretos com extraterrestres, segundo informou um dos ex-assessores do político americano, Timothy Good.

Segundo ele, o ex-presidente teria se encontrado três vezes com seres de outro planeta, na base aérea do Novo México, em 1954, na presença de agentes do FBI. O encontro teria sido marcado por meio do envio de mensagens telepáticas, como informa o jornal britânico "Daily Mail".

Timothy Good é ex-congressista e um dos consultores do Pentágono. Ele fez a revelação ao apresentador da BBC2, Frank Skinner, no programa Opinionated. No ar, ele deixou claro que autoridades em todo o mundo mantêm contato regular com extraterrestres há décadas.

"Aliens têm feito contato formal e informal com os humanos em todo o mundo e em todas as esferas da vida", completou ele.

Dwight D. Eisenhower teria encontrado os extra-terrestres na base da Força Aérea Holloman, no Novo México

Eisenhower foi presidente dos EUA de 1953 a 1961 e era conhecido pela forte crença na vida em outros planetas e era um grande interessadao em desenvolver o programa espacial dos EUA.

Para encobrir os encontros na época, o governo informou que o ex-presidente estava em uma viagem de férias em Palm Springs, na Califórnia.

Segundo Good, o ex-presidente se encontrou com aliens de aparência nórdica e depois com outros que diziam pertencer ao grupo chamado "Alien Greys".

"Nós sabemos que 90% dos registros de OVNIs podem ser explicados de modo convencional. No entanto, eu diria que milhões de pessoas em todo o mundo já viram, realmente, uma coisa real", diz Good.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Acre: Morador da Olivença está assustado com atividade paranormal na sua casa

Fantasma é Fotografado em uma Loja de Brinquedos 25/01/1981

Uma vez mais aeroporto da China é fechado devido a um OVNI

Pela quarta vez em menos de 12 meses o aeroporto chinês da cidade de Jing Xiang é fechado devido a um objeto voador não identificado que paira sobre a pista de decolagem.

Primeira reportagem sobre o ET de Varginha no Fantástico (ano 1996)

Livro ''Pacto Secreto'' de Eliane Quintella

Novo livro "sobrenatural" na área! Confiram "Pacto Secreto" de Eliane Quintella... 

O livro traz uma protagonista angustiada pela grande culpa que carrega pelo acidente de sua irmã gêmea. A culpa corrói aos poucos como veneno sua vida. 

Nossa heroína, Valentina, não se entrega ao conformismo, recusa-se a viver sua vida como se fosse um castigo e por isso que não desiste de encontrar uma saída para recuperar a saúde de sua irmã. A aceitação, remédio que a sociedade quer que Valentina engula, nunca lhe servirá. 

Assim, após anos implorando por um milagre em vão, Valentina resolve recorrer ao “outro lado” e um misterioso enviado de Satan aparece em sua vida com uma proposta irresistível: a saúde de sua irmã mediante a assinatura de um pacto com Satan.

Nesse ínicio da jornada da Valentina no caminho da mão esquerda, nossa heróina começará a se questionar a respeito de uma série de conceitos e tabus que lhe foram enraizados desde a infância, como a verdade sobre Deus x Diabo, céu x inferno, pecado x prazeres e culpa x controle. Talvez nada fosse, afinal, do jeito que Valentina aprendera. É nítido no livro que Valentina se esbarra com preocupações que já tomaram o tempo de grandes filósofos e ocultistas como Anton LaVey, Aleister Crowley e Nietzsche. 

image

O livro em meio a debates filosóficos traz uma aventura emocionante na qual a própria protagonista, cheia de soberba, pretende superar o diabo em seu próprio jogo, mostrando, assim, que pode ser pior que ele. Será que Valentina enganará o diabo?

O final dessa aventura só saberá quem ousar ler essa obra.  PACTO SECRETO é o primeiro livro de uma saga, de autoria da escritora Eliane Quintella e publicado pela Editora Novo Século.

Quer saber mais sobre o livro? Acesse agora: http://pactosecreto.wordpress.com

Assista ao book trailer do livro:

Sobre a autora:

Eliane Quintella começou a escrever ainda criança para o Jornal do bairro em que morava. Em sua infância era conhecida entre seus colegas pelas redações que escrevia. Quem estudou com ela no ginásio lembra-se de suas redações. Naquela época, ela já tinha a certeza de que queria passar toda sua vida escrevendo. A vida seguiu. Eliane formou-se em Direito, trabalhou, fez mestrado, trabalhou, fez cursos, trabalhou e nunca deixou de escrever. Até que um dia viu-se em casa, com o punho quebrado, por um mês inteiro. Era sua grande chance. Escreveria um livro. E, foi assim que animada começou o projeto do seu primeiro livro: PACTO SECRETO, o primeiro da saga da Valentina. Depois disso, já escreveu a continuação da saga formada por PRAZER SECRETO e HISTÓRIA SECRETA. Mas isso é apenas um pedaço do seu sonho, pois ele é ainda maior e repleto de livros.


Eliane Quintella

Veja aqui a crítica literária de "Pacto Secreto" por Renato Pompeu:

Embora o romance Pacto Secreto, de Eliane Quintella, publicado pela Novo Século, na Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, seja a obra de estreia da autora, ele demonstra a desenvoltura e a capacidade de envolvimento de uma ficcionista profissional veterana, com todos os talentos que isso implica. Como uma profissional

calejada, Eliane Quintella não se preocupa em criar uma obra de arte complexa e multifacetada, incompreensível a não ser por uma reduzida elite intelectual. Ao contrário disso, ela se dirige a um amplo público-alvo determinado, o grande público culto preocupado com questões existenciais.

image
Autora Eliane Quintella autografa sua obra, editada pela Novo Século.

Seu livro é ao mesmo tempo gostoso de ler e questionador de nossas crenças mais profundas. Embora seja um agradável entretenimento, com uma trama intrigante que envolve os delicados arranjos emocionais de uma vida em família, e que é simultaneamente um romance de mistério, de suspense e a respeito do sobrenatural, também é uma obra que faz pensar sobre os problemas que cada um de nós vive, sempre a meio caminho entre o bem e o mal e sempre tentando nos colocar além tanto do bem quanto do mal. Continue lendo aqui.

image

Quer COMPRAR? Compare as melhores ofertas do livro:

http://compare.buscape.com.br/pacto-secreto-eliane-quintella-8576794241.html

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Novo Fenômeno Natural tem Nome: Crown Flash

Novos vídeos de um  fascinante fenômeno foram capturados na Singapura no último dia 14 de agosto de 2011, e prontamente partilhados na rede em alta definição. O usuário “abrigatti” descreve o registro:

“Estava ao lado da piscina na Singapura, quando vi algo estranho nos céus. Quando olhei para cima vi estranhas nuvens dispararem luz e vapores enquanto elas se alteravam esporadicamente. Podia ver que a nuvem de tempestade estava se formando, mas o show de luz visual me intrigou. Então peguei meu iPhone e gravei isto”

 

O segundo vídeo permite uma visão um tanto mais detalhada, e pelo visto a melhor já feita do fenômeno:

No mês passado havíamos abordado em CeticismoAberto como este novo fenômeno natural, sugerido pelo engenheiro William Beaty e encontrado em vídeos diversos pela rede poderia ser explicado.

Seriam algo relacionado a parélios e nuvens pileus, onde os cristais de gelo no topo de nuvens de tempestade se realinhariam rapidamente – em conjunto, em velocidades superiores à do som — em resposta quase imediata às mudanças dos campos elétricos de tempestades próximas.

pileus 1 900 ciencia
[Nuvem pileus]

Desde então, Beaty adicionou novas especulações em sua página, e recebemos em correspondência pessoal mais confirmações do fenômeno. Ao final de nosso artigo perguntávamos por que o fenômeno ainda não havia sido explorado academicamente, ou mesmo na literatura alternativa.

Resulta que ele já foi descrito, como nos apontou o belga Wim Van Utrecht. Em uma correspondência à revista Nature em 1971, John Gall e Maurice Graves descrevem um “Possível Novo Fenômeno Meteorológico Chamado Crown Flash”:

2 de Julho de 1970, Ann Arbor, Michigan: Enquanto observávamos uma nuvem de tempestade, “No e logo acima do pico de uma célula de tempestade uma massa de nuvem pareceu passar por mudanças bruscas de luminosidade durando vários segundos de cada vez… O fenômeno continuou a ocorrer repetidamente em intervalos de 30-60s durante os próximos 15 ou 20 minutos, fornecendo a base para a seguinte descrição. O aumento no brilho repentino começou ao mesmo tempo que os raios na massa principal da nuvem, mas continuou depois que o flash do raio havia acabado. Tinha a aparência de um facho estendendo-se como uma onda para cima e para fora da região logo a oeste do pico da nuvem cúmulo, lembrando uma exibição em leque da aurora boreal. Durou uma fração substancial de um segundo com cada raio. Em uma ou duas ocasiões tinha a aparência de um anel luminoso movendo-se rapidamente para fora e cima do pico do cúmulo. Nestas ocasiões, observou-se claramente que se estendia além da nuvem e em direção ao céu azul. Uma sombra linear, aparentemente causada por uma das massas de cúmulo, pareceu alterar sua posição subitamente para cima ou para baixo em cada ocorrência do evento”.

Nuvem Triangular cai sobre Tóquio?

oltaning ciencia

Uma imagem curiosa capturada sobre os céus de Tóquio, Japão, e compartilhada no último dia 10 de dezembro no popular fórum de imagens 2ch.

E não é uma montagem! Tampouco um pedaço de espuma química. É realmente uma nuvem, é realmente um rastro. É bem verdade, porém, que não é uma nuvem caindo. Mais imagens e considerações na continuação!

tokyo falling cloud thumb ciencia

Acima, outra fotografia de um ângulo ligeiramente diferente, embora tudo indique ser do mesmo fotógrafo.

A nuvem parece estar caindo, especialmente por causa do rastro, mas esta é apenas uma ilusão de perspectiva, enquanto tanto a nuvem triangular, o rastro como as outras nuvens nessas imagens devem estar à mesma altitude aproximada.

Com a distância todos esses elementos tendem a convergir no horizonte, e especialmente em um ângulo como este, onde a trilha e a nuvem formam uma linha quase vertical, a ilusão se torna mais intensa. O mesmo efeito foi visto no ano passado quando a trilha de condensação de um avião ao entardecer foi confundida com um míssil sendo disparado.

DSC6529 20101114 121937 ciencia

Observando a imagem, é difícil não ter esta impressão, mas em verdade tanto a trilha na parte inferior da imagem quanto aquela na parte superior em sua ponta estavam à mesma altitude aproximada. Clique na imagem para rever o caso do “míssil fantasma”.

Assim, o que as imagens japonesas registram é uma nuvem triangular e o que parece uma trilha criada em uma camada de nuvens. A nuvem não está caindo, mas ainda restaria explicar o rastro. Teríamos uma nuvem sólida cruzando o céu? Isto ainda seria muito intrigante. Talvez fosse um blimp ultra-secreto, ou uma espaçonave extraterrestre disfarçada como uma nuvem, mas uma que à semelhança do homem invisível, não pode esconder suas pegadas. Ou seu rastro pelas nuvens.

São ideias adoráveis e instigantes, mas algumas explicações mais prosaicas devem ser consideradas primeiro.

Pouco depois que as imagens originais foram publicadas, outro membro do fórum disse ter visto esta cena:

20111210 3 4 ciencia

Outra nuvem triangular, e o que parece um rastro de pequeno comprimento. A cena não impressiona tanto, e é compreensivelmente natural. Já a seguinte, não:

michael holt ciencia

Como Michael Holt da Sociedade de Apreciação de Nuvens explica, “quando um avião passa por uma camada de nuvens a um ângulo raso, ele pode criar uma linha na nuvem [enquanto ela se congela pela perturbação em temperaturas supercríticas], no que é conhecido como nuvem canal ou distrail (do inglês dissipation trail)”.

Assim, embora este autor não seja um especialista, apenas um admirador de nuvens, sugerimos que as fotos japonesas mostram a nuvem canal de um avião que tenha passado minutos antes. Aqui está um detalhe da distrail japonesa:

4yh5w 2 eaed thumb ciencia

Explicações mais detalhadas são muito bem-vindas!

Vídeo mostra criatura estranha que teria sido vista em lago na Islândia


Alguns acreditam que seria o monstro conhecido por 'Lagarfljótsormurinn'. Para outros, no entanto, suposta criatura seria uma rede de pesca rasgada.

Uma criatura estranha teria sido filmada em um lago na Islândia. Algumas pessoas acreditam que o vídeo feito por Hjörtur Kjerúlf mostra o monstro conhecido por Lagarfljótsormurinn, que viveria no lago Lagarfljót, segundo o site "Iceland Review".

O Lagarfljótsormurinn é um equivalente islandês do monstro do Lago Ness, na Escócia. Ele foi mencionado pela primeira vez por fontes que datam de 1345.

Segundo a lenda, uma pequena cobra teria sido colocada em um anel de ouro com o objetivo de fazer o metal expandir.

No entanto, quando a proprietária retornou para pegar o anel, a joia continuava igual, mas a serpente estava enorme.

Aterrorizada, ela teria atirado a cobra e o anel no lago Lagarfljót, onde "monstro" teria continuado a aumentar de tamanho.

Para muitos, no entanto, o que aparece no vídeo é apenas uma rede de pesca rasgada.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cantor 'morto' reaparece e diz ter sido sequestrado por zumbis

Khulekani Mgqumeni Khumalo, premiado cantor de música típica da etnia zulu, teria morrido em 2009. Foto: Cortesia Daily Sun/BBC Brasil

Khulekani "Mgqumeni" Khumalo, premiado cantor de música típica da etnia zulu, teria morrido em 2009
Foto: Cortesia Daily Sun/BBC Brasil

Um sul-africano que afirma ser um famoso cantor considerado morto está sob custódia policial até que sua identidade seja determinada. O homem afirma ser Khulekani "Mgqumeni" Khumalo, premiado cantor de música típica da etnia zulu que teria aparentemente morrido em 2009.

Ele apareceu na casa da família na semana passada afirmando ter sido sequestrado por zumbis. Sua família, incluindo duas esposas, diz que ele é mesmo o cantor supostamente morto, mas a polícia diz que ele será acusado de fraude se testes de DNA revelarem que mente.

A correspondente da BBC no local Nomsa Maseko diz que a polícia espera o resultado dos testes até o final da semana e, até lá, o homem permanecerá preso.

Ela diz que se o DNA for o de Khumalo, a polícia terá que entrar na Justiça para exumar o corpo enterrado no início de 2010 em um funeral que causou comoção no país e teve a presença de políticos, imprensa e fãs.

Feitiçaria
A correspondente afirma que o caso vem gerando grande interesse na África do Sul e, no domingo, milhares de fãs foram até a cidade de KwaZulu-Natal para a "apresentação" oficial do homem. A polícia usou canhões de água para controlar a multidão, que buscava um melhor lugar para ver aquele que dizia ser Khumalo.

Usando um alto-falante, ele disse aos seus fãs que não estava morto, mas desapareceu após ser vítima de feitiçaria. Ele disse ter sido mantido em uma caverna por dois anos, onde teria sido forçado a cantar e comer lama para se manter vivo.

"Sempre estive vivo. Perdi muito peso, mas sou eu", disse ele ao jornal Times do país. O homem não usava as características tranças rastafari do cantor e ignorou pedidos de fãs para que cantasse. Ao invés disso, ele recitou nomes de membros de seu clã, segundo o jornal.

A crença em feitiçaria é comum na África do Sul, especialmente em regiões rurais. A polícia da África do Sul diz estar tratando o caso como uma investigação criminal.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fator Desconhecido - Fantasma no Chile

Fator Desconhecido é um programa sobrenatural do Discovery Channel. Eu não conhecia, descobri com esse video onde eles conseguem filmar um fantasmas em uma cidade no Chile.
Vejam o video e tirem suas conclusões...

 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Documentário : Fantasmas Assustadores Filmados

 

Esqueça os aliens, é hora de conhecer os intraterrestres

Eles também são aliens, aparecendo em formas bizarras e intrigando os cientistas. Mas, ao invés de residirem no espaço, esses alienígenas habitam um reino subterrâneo escuro, circulando a energia do interior da Terra.

A maioria dos intraterrestres vive embaixo do fundo oceânico, em uma biosfera invisível que é um amontoado de estranhos organismos.

Muitos fazem suas casas nas dezenas de metros de lama abaixo do assoalho dos oceanos; outros vão ainda mais para baixo, em rachaduras de rochas sólidas, centenas de metros mais a fundo.

Os cientistas estão apenas começando a investigar esse mundo subaquático. No meio do Pacífico Sul, especialistas descobriram como bactérias vivem em sedimentos pobres em nutrientes e sufocantes.

Outros pesquisadores viram micróbios colonizarem um buraco a 280 metros do fundo oceânico. E perto da montanha submersa que marca o meio do oceânico Atlântico, cientistas encontraram organismos que não se parecem com nenhum residente marinho conhecido.

Esses acontecimentos estão ajudando os biólogos a criar uma imagem do ecossistema do mundo do “fundo”.

Entender como isso surgiu pode levar a uma melhor compreensão da origem da vida na Terra. Um dia, os intraterrestres podem até ensinar mais sobre os extraterrestres, já que são exemplos de vida em locais extremos.

Deserto oceânico


Considerando que os oceanos cobrem a maior parte do planeta, é insano saber tudo o que vive na lama e nas rochas deles. “É com certeza o habitat com o maior potencial do planeta”, afirma o biólogo Beth Orcutt.

Alguns estimam que pelo menos um terço da biomassa do planeta está enterrada no chão oceânico. Muitas dessas bactérias e micróbios sobrevivem de comida que vem de cima, como as sobras de plâncton.

Esses micróbios conseguem existir onde não seria possível. No meio do Pacífico Sul, por exemplo, está um vórtice onde a água circula em um turbilhão gigante, do tamanho de duas Américas do Norte.

Como esse fenômeno acontece muito longe de qualquer terra firme – onde existem nutrientes para que os plânctons cresçam – o local é um verdadeiro deserto oceânico.

Em alguns locais desse ponto, o assoalho oceânico cresce oito centímetros por milhão de anos. Isso significa que se você quiser plantar algo com uma raiz de 16 centímetros, estará cavando em uma lama com dois milhões de anos.

Essas zonas de baixa produtividade, nos centros dos oceanos, são muito mais comuns do que as ricas em nutrientes, nas costas, mas os cientistas não costumam visitá-las por que são de difícil acesso.

Em 2010, D’Hondt liderou um grupo até o vórtice e coletou amostras do fundo. “Nós queríamos ver como era a vida sedimentar da parte mais morta do oceano”, afirma.

Entre outras coisas, os cientistas descobriram como os micróbios da lama “se viram”. Em outras áreas do oceano, onde mais nutrientes caem no assoalho, o oxigênio está presente até um ou dois centímetros para dentro da lama.

Mas no vórtice, a equipe de D’Hondt percebeu que o oxigênio penetrava até 80 metros nos sedimentos. Para os cientistas, isso sugere que os micróbios respiram muito devagar, usando pouco oxigênio.

“Isso quebra algumas expectativas padrões, mas até estarmos lá e perfurarmos, ninguém sabia”, disse.

Outra possibilidade é que os micróbios tenham outra fonte separada de energia: radioatividade natural. Alguns elementos, presentes na lama e em rochas, liberam radioatividade que quebra o H2O em hidrogênio e oxigênio.

Os microrganismos podem então consumir esses elementos, um fonte quase inesgotável. “Essa é a interpretação mais exótica, que temos um ecossistema vivendo de radioatividade natural que quebra as moléculas de água”, comenta.

Acesso fácil


A milhares de quilômetros do vórtice, outros cientistas estão explorando um local muito diferente, na cordilheira de Juan de Fuca – uma montanha submersa que se encontra na convergência de muitas placas tectônicas.

Juan de Fuca fica perto da costa do estado americano de Washington, recebendo muitos nutrientes e sendo de fácil acesso.

Como resultado, essa área é uma das mais analisadas. Uma rede de observatórios monitora quase todo o assoalho do oceano.

“Nós podemos fazer experimentos ativos lá que não são possíveis em nenhum outro local”, afirma Andrew Fisher, que ajudou a montar grande parte dos instrumentos.

Muitas dessas estações são observatórios conhecidos como CORKs, que são essencialmente buracos bem fundos no chão oceânico fechados no topo.

Os pesquisadores colocam instrumentos de observação dentro dessas crateras, e retornam alguns anos depois para retirá-los. Os dados coletados podem revelar organismos, modos de vida e mudanças populacionais.

Os CORKs são tecnicamente complicados de serem instalados, mas as descobertas podem ser fantásticas. Em um local de Juan de Fuca, em 2004, os pesquisadores encontraram rochas com caules tortos que pareciam uma cobertura de ferrugem.

Acontece que o CORK não havia sido fechado corretamente, e bactérias oxidantes entraram junto com a água.

Essas bactérias inicialmente colonizaram o buraco e fizeram seus caules, se alimentando das condições boas. Mas com o tempo, o buraco foi esquentando devido ao calor vulcânico do fundo. O fluxo de água foi revertido, jorrando para fora do buraco.

A bactéria “do ferro” morreu, dando lugar a outros tipos de organismos: bactérias conhecidas como fermicutes, encontrando em ambientes similares, como o fundo do oceano Ártico.

As pesquisas em Juan de Fuca também ajudam a entender como a água flui no oceano, indicando os melhores lugares para encontrar micróbios.

As pessoas costumam pensar que a água fica inerte no fundo do mar, mas na verdade ela se move entre as rochas subaquáticas – circulando o equivalente a todo o volume oceânico a cada 500 mil anos.

Em Juan de Fuca, Fisher e seus colegas encontraram dois vulcões subaquáticos, a uma distância de 50 quilômetros entre um e outro, o que ajuda a explicar como esse grande movimento acontece.

“Esse é o primeiro lugar no assoalho oceânico onde os pesquisadores conseguiram apontar o dedo no mapa e dizer ‘a água entra aqui e sai aqui’”, comenta Fisher.

Os dois vulcões estão arranjados em uma linha norte-sul que tende a controlar a maior parte da atividade subaquática em Juan de Fuca.

Grande parte das rachaduras na crosta também vai do norte para o sul, fazendo dessa a direção provável dos micróbios.

Essas falhas servem como uma espécie de estrada para os microrganismos, carregados pela água. Cientistas que procuram por seres microscópicos no fundo do oceano devem focar essas áreas.

Nadando em lagos


Muito além de ser monolítico, o solo oceânico apresenta uma série de ambientes diferentes. Um ponto novo, muito diferente de Juan de Fuca ou o vórtice do Pacífico, fica no meio do Atlântico: o Lago Norte. Geólogos vêm estudando esse local desde os anos 70, mas agora os microbiólogos também estão lá.

O “lago” é uma pilha de lama subaquática, isolada no meio de altas montanhas. Ele fica a cerca de cinco quilômetros de onde a crosta oceânica está nascendo; toda essa atividade geológica violenta força a água por entre a lama e as rochas até o oceano superior.

Comparada a de Juan de Fuca, a água no Lago Norte é muito mais fria – cerca de 10 graus Celsius, mas flui muito mais rápido. “A natureza encontra um equilíbrio entre temperatura e movimento”, comenta Fisher.

Ele e a equipe, liderados por Katrina Edwards, passaram 10 semanas no lago. Eles instalaram dois novos CORKs, até 330 metros no fundo, e conseguiram analisar possíveis micróbios.

Eles também colocaram pedaços de rocha dento dos buracos para analisá-los alguns anos depois.

Por enquanto, o trabalho é dos microbiólogos de estudar o que já foi pego. Eles estão apenas começando as análises, mas já suspeitam de muitas surpresas.

No todo, estudos em diferentes locais revelam que os micróbios do fundo do oceano são muito mais diversos do que se pensava há uma década.

Muito além de poucas espécies, os pesquisadores encontraram uma rica diversidade de bactérias, fungos, vírus e outros. “Ficamos chocados de serem tão complexos.

Pensávamos que iam ter umas 15 espécies, mas há uma diversidade enorme”, afirma a microbióloga Jennifer Biddle.

Ao comparar os micróbios de diferentes locais suboceânicos, Biddle encontrou quantidades maiores de arqueas – organismos unicelulares com uma história evolutiva ainda mais antiga –, em alguns lugares, do que bactérias. Ela pensa que os arqueas prosperam melhor na matéria orgânica do solo oceânico.

Um novo projeto, chamado de Censo da Vida do Fundo, vai ajudar Biddle e outros cientistas a analisar e comparar os micróbios do oceano. O projeto pode levar até uma década; o objetivo é encontrar regras gerais – se é que elas existem – que expliquem onde e como os organismos se mantêm no fundo dos oceanos.

“Por enquanto você consegue ter uma ideia ao olhar para os pontos energéticos presentes embaixo da superfície”, afirma o líder do projeto, Rick Colwell. “Mas será que as rachaduras nos mais diversos ambientes subaquáticos contêm certos tipos de microrganismos?”.

Muitos dados ainda vão chegar. “Nós não estamos sofrendo de falta do que fazer”, afirma Orcutt. Edwards e sua equipe planejam voltar ao Lago Norte em abril, para recuperar os instrumentos.

Fisher vai para Juan de Fuca novamente no próximo verão, e já conhece outro ponto de estudo, na Costa Rica, onde a água flui milhares de vezes mais rápido do que em Juan de Fuca.

Um dia, as análises da biosfera do fundo talvez possam ajudar a NASA e outras agências espaciais em suas caças por vida no sistema solar, e então os intraterrestres vão ajudar os cientistas a encontrar os extraterrestres.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

“Filha do Mal” – O filme de terror que estreia 3 de fevereiro no Brasil

Quem aí curte filme de terror? Eu particularmente adoro assistir, principalmente no cinema. Vê a galera com medo e gritando não tem preço! Até porque sozinha em casa não rola né. hahaha

Dia 3 de fevereiro, vai rolar a estreia do filme Filha do Mal, quem gosta do gênero, não pode perder.

Filha do Mal é dos mesmos criadores de ‘Atividade Paranormal’ e promete ser uma mistura tensa de “O Exorcista” com “A Bruxa de Blair”. As cenas de manifestação do demônio são fortes, o que levou o filme para o topo das bilheterias nos EUA na semana do lançamento. E tem mais, o terror é estrelado por uma brasileira: Fernanda Andrade.

Dá uma olhada no trailer barra pesada e numa cena bizarra do filme (se tiver coragem):