Sabemos que a vida em nosso planeta está constantemente ameaçada por asteroides e cometas rasantes, que inquietam o mundo científico quando se aproximam de nossas latitudes espaciais.
Como se isso não bastasse, junta-se agora a esses perigos cósmicos o alerta gerado pela descoberta da estrela WR104, que poderia disparar uma dose letal de raios gama diretamente sobre o globo terrestre.
Embora a estrela seja conhecida desde 1998, foi revelado recentemente que a Terra, situada a uma distância de 8 mil anos-luz, encontra-se localizada exatamente dentro do raio de alcance de uma provável explosão.
Nesse caso, a emissão de raios gama, capazes de afetar a estrutura molecular do DNA, poderia exterminar todas as formas de vida do planeta.
Dependendo da rotação que realiza em sua órbita, a descarga também seria poderosa o suficiente para destruir um quarto da camada de ozônio.
No entanto, é possível que a explosão aconteça de forma isotrópica, isto é, como uma esfera. Nesse caso a radiação gama mortífera seria praticamente inofensiva para a atmosfera.
Os especialistas afirmam que essas ameaças não são novas e convivem com o planeta Terra desde suas origens, a tal ponto que desencadearam o ciclo de vida ou morte repetidamente ao longo do tempo.
Fonte: The History Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário