Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Planeta Terra ameaçado pelo disparo de raios gama mortais

Sabemos que a vida em nosso planeta está constantemente ameaçada por asteroides e cometas rasantes, que inquietam o mundo científico quando se aproximam de nossas latitudes espaciais. 

Como se isso não bastasse, junta-se agora a esses perigos cósmicos o alerta gerado pela descoberta da estrela WR104, que poderia disparar uma dose letal de raios gama diretamente sobre o globo terrestre.

Embora a estrela seja conhecida desde 1998, foi revelado recentemente que a Terra, situada a uma distância de 8 mil anos-luz, encontra-se localizada exatamente dentro do raio de alcance de uma provável explosão. 

Nesse caso, a emissão de raios gama, capazes de afetar a estrutura molecular do DNA, poderia exterminar todas as formas de vida do planeta.

Dependendo da rotação que realiza em sua órbita, a descarga também seria poderosa o suficiente para destruir um quarto da camada de ozônio. 

No entanto, é possível que a explosão aconteça de forma isotrópica, isto é, como uma esfera. Nesse caso a radiação gama mortífera seria praticamente inofensiva para a atmosfera.

Os especialistas afirmam que essas ameaças não são novas e convivem com o planeta Terra desde suas origens, a tal ponto que desencadearam o ciclo de vida ou morte repetidamente ao longo do tempo.

Fonte: The History Channel

Nenhum comentário: