Páginas

domingo, 21 de junho de 2009

Estranha nuvem sem nome: Meteorologistas fazem campanha para classificar nuvens raras vistas em todo o mundo



Vistas em toda a Grã-Bretanha - de Snowdonia às Montanhas Escocesas - e em outras partes do mundo, como a Nova Zelândia, as nuvens, apesar de sua aparência assustadora, normalmente partem sem produzir uma tempestade. Alguns meteorologistas acreditam que o fenômeno merece sua própria classificação.



Formação sobre a Nova Zelândia

Especialistas da Royal Meteorological Society estão tentando tornar oficial o nome "Asperatus", "palavra latina para áspero ".

Se eles forem bem sucedidos, sera a primeira variedade de formação de nuvens batizada em mais de meio século.



"É um pouco como olhar para a superfície de um mar agitado de baixo", disse Gavin Pretor-Pinney, fundador da Cloud Appreciation Society, que identificou a nuvem a partir de fotografias enviadas pelos membros.
"Estamos tentando identificar e classificar todas as imagens de nuvens que chegam, mas havia algumas que simplesmente não pareciam se enquadrar em qualquer das outras categorias, assim eu comecei a pensar que poderia ser um único tipo de nuvem. "

A Royal Meteorological Society está agora recolhendo informações detalhadas dos locais e dias onde as nuvens asperatus tem sido vistas numa tentativa de compreender exatamente o que as causa.

3 comentários:

Sandra Helena* disse...

UAU!!!
Lindas nuvens, só não gostei do nome que pretenden dar!

Aline disse...

Lindas nuvens aonde? o.O olhar pro céu onde antes tinha nuvens de algodão doce e ver essas coisas esquisitas aí dá medo... Muito medo. É como no filme guerra dos mundos. Esperar que a qualquer momento alguma coisa saia, caia de lá. Eu hein...

Dan Pery disse...

Bem q poderia ter nuvens assim aki na minha cidade...Paisagem Magnifica